terça-feira, 1 de março de 2011

Bloco

Confesso que não sou muito chegado em carnaval. Não saberia dizer ao certo o porquê. A religião, talvez - tento largar dela, mas ela não larga de mim. Não que tenham me ensinado que o carnaval é do diabo, errado, maldito ou qualquer coisa assim, mas pelo fato de meus pais não terem me fantasiado quando criança, não torcerem pra escola nenhuma, não ter viajado pra uma cidade como Rio das Ostras, Saquarema ou Ouro Preto no feriado, etc. Coisas que me fariam "viver" o carnaval de uma forma que talvez me fizesse gostar dele. Pra mim, no final das contas, é barulho e doidera. Como não gosto de barulho, nem de doidera... Partiu.

Há coisas no carnaval, porém, que eu gosto. As baterias da escola de samba, por exemplo. Não vejo muita diferença nas escolas, nas fantasias, carros alegóricos, sambas-enredo, mas as baterias... Acho sensacional. Meu sonho é ir na Sapucaí só pra ouvir aqueles monstros barulhentos com mais de 100 ritmistas numa bagunça genialmente ordenada de tamborim, surdo, chucalho, agogô e mais meio dúzia de instrumentos que faz todas aquelas milhares de pessoas dançar. As baterias, mais do que me cativam, me encantam.

Mas tem outra coisa no carnaval que eu me amarro. Os blocos de rua. Não os blocos em si - acho marchinha de carnaval a coisa mais chata do mundo - mas mais precisamente os nomes dos blocos! Rola a cultura dessas concentrações terem nomes divertidos, já que o carnaval de rua é a expressão mais irreverente da festa. Tem muito nome bom! Fala aí, qual você prefere?

Si Dé Certo, A Gente Sai
Banda das Quengas
Cordão do Manicômio
Cordão dos Filhos da Tia
Porre Certo
Se não guenta, por que veio?
Se empurrar, piora
O negócio tá feio e teu nome tá no meio
Quem não guenta, bebe água
Cueca Maneira
Concentra Mas Não Sai
Perna de Cobra
Fogo na Cueca

Mas pra mim, os melhores são:
Medalha de bronze - Meu bem, já volto
Medalha de prata - Pega! Rex!
Medalha de ouro - Simpatia é quase amor
.

11 comentários:

Priscilla Acioly disse...

Esqueceu de comentar um bloco famosão: sovaco do cristo! HAHAHHA E aqui perto de casa teve um bloco com um nome pior: sovaco do velho. Enfim... acho que pior que isso, só nome de doce de são comes e damião... (tenho que escrever sobre isso! rs).
Ah e vc está atrasado com os posts do meu blog, traía! HAHAHAHA Se está lendo... não tem comentado... e isso não me ajuda. Beijos!

Bete krawczuk disse...

Faltou o cordão do bola preta.
Que também é muito conhecido aqui no Rio.

Anônimo disse...

"Meu sonho é ir na Sapucaí só pra ouvir aqueles monstros barulhentos com mais de 100 ritmistas numa bagunça (...) As baterias, mais do que me cativam, me encantam." O meu também. E completaria, se me permite, desculpe a intromissão: AS BATERIAS ME CATIVAM, ME ENCANTAM E ME DANÇAM... embora a palavra cativa, não sei não, acho que as baterias libertam mais que cativam... Quanto aos nomes de blocos, tem um no Valqueire muito bom: "AMOR, EU VOU ALI!" haha. E, outro que gosto muito é "SUVACO DO CRISTO" (com U mesmo).

Abração, bom carnaval inda que vegetariano.

Anônimo disse...

Seguindo na linha do sovaco, em Vilar dos Teles, na baixada, tem o Sovaco da Minhoca! hahaha
Muito bom o texto. Mas, na minha opinião, a melhor coisa do carnaval é esse feriado absurdo de quase uma semana!!!!! Outra coisa muito boa, é q ele é o marco para o início das aulas na UFRJ: não importa quando seja o carnaval, as aulas começam depois! haha
Beijão!

Anônimo disse...

Ah, mas uma coisa, vc censurou vááááários nomes de bloco muito engraçados com duplo sentido, né? haha

Anônimo disse...

tenho uma lista com os blocos q vao rolar no rio. depois te passo. rs bjs

Unknown disse...

Tem vários engraçados... Só que são de duplo sentido. Hahahaha... Porém, 'O negócio tá feio e teu nome tá no meio' é bem legal. Beijo.

Camila disse...

Po...tem o clássico de Maricá (que vc mesmo já saiu nele!aaaahhh denunciei!rsrs): "Não empurra que é pior".

E tem vários... "Bloco Pinico Estressado", "Galinha Morta"...parece mentira, né!?
E tem um que eu me amarro pela originalidade: "Exalta Rei", um bloco dedicado ao Roberto Carlos. Os caras vão até a porta do prédio do Rei ficam lá até ele aparecer e vão embora!hahaha
http://www.youtube.com/watch?v=vT1SSms1YRM

Camila disse...

Segue outro link do Exalta Rei p/quem quiser conferir:
http://www.youtube.com/watch?v=jc7pFFtDbSc&feature=related

Anônimo disse...

bah, detesto o carnaval de todas as formas possiveis e imaginaveis.
Mas apreciei teu post. (:

Anônimo disse...

Fico imaginando como surgem as ideias dos nomes, ou melhor, quão bêbadas as pessoas que criaram o bloco estavam quando lhe deram os seus nomes.
PS. Foto maneiríssima a que ilustra o post!!!

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting