terça-feira, 26 de abril de 2011

Tênis Branco


Você pode negar, mas todos nós somos ratinhos de laboratório diante de todo o consumismo implacável que rege nossos dias. Ninguém tem a menor dificuldade de botar na ponta do lápis 10 coisas que gostaria de comprar agora, caso tivesse grana. E ninguém tem dificuldade de admitir que pelo menos 5, dessas 10 coisas, não são realmente necessárias. Eu tenho algumas fraquezas em relação ao consumismo. Uma delas são os tênis brancos. De tempos em tempos eu tenho que comprar um tênis novo. Não tenho muitos pares, mas confesso que não tenho poucos. Aliás, pensando bem, teria pelo menos 1/3 a menos caso não fosse fraco diante dos brancos. Deixe-me explicar.

O que acontece é o seguinte: quando chego em frente uma vitrine de uma loja de calçados, antes que veja 3 ou 4 pares, já vi um tênis branco reluzente que bota o resto no chinelo! Porque o tênis branco, quando novo, não é páreo pra nenhum outro! Sempre acho o branco mais bonito! E é mesmo! Mas tem um problema, o tênis branco fica novo 5 minutos, depois já era. A primeira vez que você sai com seu tênis branquinho cor da neve no pé é sensacional! A segunda, é maneiro. A terceira, legalzinho. A quarta... "Porcaria de tênis que eu comprei! Essa droga já tá toda suja!" É a minha sina. Vejo, me apaixono, compro, uso, sujo, me arrependo, vou comprar outro... Vejo, me apaixono, compro... e assim é. E assim será. E só pra piorar eu tenho outro problema. Dizem que as cores e os estilos das roupas devem acompanhar o tempo, o dia claro e ensolarado, o dia cinza e chuvoso, etc. Eu nunca penso nessa parada! Já perdi a conta de quantas vezes saí com meus tênis branquinhos para andar em lamas, poças e chuvas. E assim minha sina vai se eternizando: "uso, sujo, me arrependo, vou comprar outro..."

Estou pensando em alguma forma de não cair nessa armadilha mais uma vez. Eu tô precisando comprar um tênis mais arrumado, tipo pra usar com uma roupa mais social e tal. Só que eu, sinceramente, estou com medo de sair pra comprar essa parada e me deparar com um tênis branco brilhantemente lindo que fará cair por terra todas as minhas razões para não comprá-lo e me hipnotize como as sereias hipnotizaram Ulisses e seus companheiros na Odisseia (nossa..!). Quem sabe pedir pra alguém comprar pra mim, assim não teria que olhar nos olhos da medusa. Ou então comprar pela net.

Comprar pela internet é uma boa ideia! Mas pra você ver como minha vida é mesmo uma caixinha de histórias interessantes (como a sua também, é só prestar atenção!), há uns 3 meses atrás vi um tênis da Everlasting bem legal na internet e decidi comprá-lo. O modelo tinha as opções branco, azul marinho e preto. Qual era o mais bonito? Lógico, o branco. Qual eu tive vontade de comprar? Exatamente, o branco. Mas eu não sou otário, já sujei muito tênis na vida e já aprendi - comprei então o preto! Uma semana depois chegou na minha casa a encomenda. Quando abri, pra minha surpresa, o bagulho veio errado! Veio o branco! Eu tive que rir quando vi. Lógico que eu não troquei. Lógico que ele já tá todo sujo. Lógico que eu tenho raiva só de pensar nisso.

[Textos novos, às terças e sextas]

5 comentários:

Anônimo disse...

Que sina, heim? hahaha

Diogo Lima disse...

Cara, definitivamente certas coisas só acontecem com você ...

Anônimo disse...

Meu sogro tb é viciado em tênis. Curioso é que eu não dou a mínima pra comprar tênis, eu mesmo devo ter comprado uns 3 ao longo dos meus quase 30 anos (um por década). Mas, sempre ganhei todos do meu pai e, agora, do meu sogro. O último que ganhei foi um azul clarinho bem bonito, recomendo a cor.

Priscilla Acioly disse...

Tá de sacanagem, né? Jônatas, vai nascer de novo... ô amigo pra ter 'istorinhas' HAHA. Eu amo as banalidades da sua vida, sinceramente...

Michele disse...

Nossa, que história cotidiana que me fez rir alto! Comprei um par te tênis brancos no inicio do semestre passado, e até hoje não usei! Cada louco com sua mania, eu acho.
Adorei seu estilo de escrita, muito envolvente.

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting