quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ReVeRT


O tempo hoje ta passando devagar. Já fiz o que tinha que fazer no meu trabalho e agora, nada. A prova disso é que estou escrevendo no blógui. Pra você que acha que o tempo passa em velocidade constante, aí vai uma dica: não acredite em tudo o que te dizem. Segunda dica: não acredite no seu relógio também. Esse negócio de 1 hora ter 60' e 1' ter 60'' é a maior cascata da história!

A velocidade do tempo definitivamente passa de forma relacionada às circunstâncias em que estamos inseridos. O tempo tem vida própria, é inteligente, e tem um ótimo senso de humor, ou seja, ele gosta de te sacanear! É isso mesmo, o tempo é sarcástico e faz questão de correr quando você quer dormir mais um pouquinho, ou se arrastar quando você está na fila no banco. Vou te explicar como entender essa parada. O sistema é de medição, não compreensão, e foi inventado por mim mesmo há um tempo atrás, eu o chamo de Relação de Velocidade Relativa Temporal [ReVeRT].

É muito simples. Hoje, por exemplo, aqui no trabalho o tempo está passando devagar. Devagarzinho, na verdade, nem tanto. Numa relação de 3 pra 1, ou seja, olho pro canto do computador e está marcando 15:34. Depois de 3 minutos olho pro mesmo relógio e está marcando 15:35, entendeu? A cada 3 minutos, passa 1.

Alguém dirá "Ah, é coisa da sua cabeça...". Não entre nessa de acreditar que é coisa da sua cabeça! Lembre-se do Neo, se não fosse o Morpheus, o Neo teria vivido a vida toda acreditando que "era coisa da cabeça dele" e nunca teria acordado da Matrix, descoberto que era o escolhido, desenvolvido seus poderes e libertado Zion dos andróides!, entendeu? É importante acreditar na sua intuição!

Vai falar que nunca aconteceu de você estar fazendo algo superlegal e de repente VLAU cabou, o tempo passou! O tempo também corre. Chamo de ReVeRT contrário. Na forma de 3 x 1 a cada minuto, passam 3! Você sabe né, às vezes o tempo passa rápido demais também, mas o mais comum é sentirmos a lentidão. Os melhores exemplos de ReVeRT é na lerdeza dos ponteiros. E foi em uma dessas situações que eu descobri esse universo. Já faz alguns anos, quando estava na 2ª série do 2º grau, em meio a uma aula de física (que ironia, né?).

Olhava pro relógio que ficava em cima do quadro negro e não acreditava que só tinham passado 13 minutos na última hora de aula (Hoje eu sei que naquele momento a relação de velocidade relativa temporal [ReVeRT] era de pelo menos 7 x 1, algo muito acentuado). Decidi então averiguar aquilo. Pedi ao professor para sentar na primeira fila e dali me concentrei ao máximo olhando de perto pros ponteiros, principalmente o dos segundos. Pude perceber, juro, que o ponteiro de segundos estava quase parando. Ali foi o começo dos meus estudos.

A ReveRT é uma realidade e não se surpreenda quando daqui a alguns anos me ver recebendo o Nobel de física (US$1milhão, sabia? Pode deixar, te dou um presente). Até lá vou fazendo minhas anotações. Enquanto não viro o novo Newton, me ajude, comece a observar com cuidado os momentos em que você sentir que o tempo passou rápido demais ou devagar demais e me diga, contribua para a ciência.

ps: às vezes fico impressionado com as coisas que escrevo, de verdade. Pelo menos agora já deu a hora de eu ir embora daqui... rs

6 comentários:

Anônimo disse...

por isso q aqueela palhaçada toda de positivismo nunca dá certo. "É só vc querer muuuito q vc consegue"
mentira! qnt mais queremos q o danadinho do tempo voe ele insiste em demorar...

Allyce Teixeira disse...

Eu acredito no tempo psicologico e nao no cronologico haha. Beijos!

maria inês disse...

ahahah, muito obrigada! :)

Anônimo disse...

Se não fosse o Einstein vc teria descoberto! Sacanagem dele!

Priscilla Acioly disse...

Texto legal... eu confesso que acho sinistro quando falam sobre essas paradas de tempo, velocidade relativa e máquinas-do-tempo, haha. Sério... esse universo físico é demais pra minha cabeça. Mas eu concordo que o tempo nunca parece estar em sintonia comigo.
melhor frase do texto (e uma das melhores que já vi usarem para o tempo): o tempo tem vida própria.

José L. Gomes disse...

Acredite numa coisa, o tempo só existe porque há espaço para ele percorrer, até mesmo os ponteiros do relógio só "andam" porque há espaço. Quando você faz algo que você gosta o tempo passa rápido, ao contrário o tempo demora. Tudo psicológico. Um detento por exemplo com 20 anos de prisão, um minuto para ele será a eternidade durante os 20 anos e para nó será o mesmo 1:1.

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting