sábado, 24 de julho de 2010

Terror


Esses dias estava conversando sobre filmes de terror com um amigo e ficamos lembrando de vários filmes legais e assustadores. É, eu gosto. Não sou daqueles que acha que filmes de terror é um estilo ralé da Arte. Tem alguns filmes de suspense que são tão geniais quanto alguns dramas ou ações mudialmente respeitados.

O Chamado é um dos filmes mais "terríveis" que já vi e não tem uma gota de sangue, nem faca, nem tiro, nem monstro. Só pressão psicológica. E o suspiro do "seven days" que tira o sono de qualquer um. Espíritos, já viu? Aquele dos japinhas e tal... Muito assustador. Na Companhia do Medo, Hannibal , O Exorcista, Premonição (só o primeiro, o resto é forçassão), A Ilha do Medo que tava no cinema há pouco tempo com o Leonardo DiCaprio e direção do Martin Scorcese, muito bom. Enfim, flmes muito bem feitos, mas com uma proposta específica: aterrorizar. Dizem que Contatos Imediatos de 4ºGrau também é bom.

Acho que fazer o telespectador sentir medo é muito mais difícil do que fazê-lo rir ou chorar. Porque quando você vai assistir um filme de comédia você quer rir, porque rir é muito bom, né? Quando vai assitir um dramalhão denso, você está disposto a captar a emoção daquilo também. E se chorar, melhor ainda! É bom também chorar com um final feliz. Mas por mais que alguns gostem de filme de terror, ninguém gosta de sentir medo. O filme tem que arrancar a coragem de você. É uma missão mais difícil, concorda?

Reparem que eu não citei filmes como Pânico, Lenda Urbana, Sexta-Feira 13, Pânico na Floresta, a saga Premonição, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado. Porque pra mim existe uma grande diferença entre esses e aqueles filmes. Uma coisa é sentir medo na sala do cinema. Outra coisa é se assutar. Assutar é o mais fácil. É só criar uma situação de suspense e na hora que o assassino/monstro/fantasma/vilão/ET/sei lá aparecer, soltar uma síncope de som e pronto, todos vão pular da cadeira! Isso não é filme bom de terror, isso é susto nos outros. Você pode fazer isso se escondendo atrás da cortina e gritando quando alguém chegar.

Meu pai, como muitas pessoas, não se conforma de ver gente que gosta de filme de terror/suspense. Ele sempre diz "Gastar meu dinheiro pra tomar susto e ficar com medo? Você é maluco!", mas é isso mesmo. O cinema pra mim é um programa onde se paga pra sentir emoções imprevisíveis. É adrenalina. É melhor sentir adrenalina sentado numa poltrona confortável, bebendo uma coquinha do lado da sua namorada do que ser assaltado na rua ou correndo de carro, certo? Depois a luz acende e a vida segue. Não há perigo de fato, só fortes emoções, isso pra mim é divertido!

Quem gosta, gosta e quem não gosta... fazer o que? Não gosta ué! Tem gente que não gosta de chocolate, de pizza, de sorvete, do Flamango (mentira, no fundo todos gostamos do Flamengo), tem de tudo nesse mundo!

[ps] O texto passou e eu não consegui encaixar uma observação importante: filme de terror só tem graça no cinema. Se tiver que ser em casa, beleza, mas no escuro. Assitir filme de terror de dia ou de luz acesa, batendo papo com quem tá do lado na maior descontração, não rola...
.

6 comentários:

Julio disse...

" Assitir filme de terror de dia ou de luz acesa, batendo papo com quem tá do lado na maior descontração, não rola..."

Ah fala sério, muito melhor q se assustar nos filmes de terror é observar como a maioria é patética, chega a ser engraçado assistir alguns filmes de terror, o roteiro de O Chamado é pura comédia...

eu assiti um uma vez que se chamava O ELEVADOR ASSASSINO...putz...o elevador matava as pessoas fechando a porta e as enforcando com cabos q saiam sabe-se lá da onde...rsrsrsrs...

Priscilla Acioly disse...

"Meu pai, como muitas pessoas, não se conforma de ver gente que gosta de filme de terror/suspense. Ele sempre diz "Gastar meu dinheiro pra tomar susto e ficar com medo? Você é maluco!", mas é isso mesmo. O cinema pra mim é um programa onde se paga pra sentir emoções imprevisíveis. É adrenalina. É melhor sentir adrenalina sentado numa poltrona confortável, bebendo uma coquinha do lado da sua namorada do que ser assaltado na rua ou correndo de carro, certo? Depois a luz acende e a vida segue. Não há perigo de fato, só fortes emoções, isso pra mim é divertido!"

Esse parágrafo é fantástico.

Anônimo disse...

Jônatas, pra me meter medo é a coisa mais fácil do mundo. Muito mais difícil me fazer rir no cinema. Odeio filme de terror porque odeio sentir medo, muito embora já tenha assistido quase todos esses que vc citou.
Abraço

Telly ♥ disse...

Filme de terror bom msm é aquele que vc assiste de dia e depois que o filme acaba vc fica tão tenso e com medo que age como se fosse a noite!

Amei o texto e concordo em gênero, grau e número quando vc diz que fazer filme de terror é difícil. Veja o exemplo das peças... Já assistimos peça de tudo quanto é gênero, menos de terror, pq é mto difícil fazer captar a emoção medo. [Como vc disse..]

Difícil eu seguir um blog só com uma visita, mas como gostei fico te seguindo por aqui.

Hugs*

angelic fruitcake disse...

achei injustiça com o jason. como que não rola pressão psicológica por sexta-feira 13? e o medo que dá - pro resto da vida - de olhar pra trás e se deparar com uma máscara de hóquei? hahaha
mas uma coisa é verdade: filme de terror só presta no cinema ou sozinho em casa, no escuro - ainda mais se se tem uma coleção bem bonita. :D

Anônimo disse...

sem uma gota de sangue, assim é perfeito!

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting