quarta-feira, 7 de julho de 2010

Biscoito



Quando eu era moleque, tipo com 14, 15 anos, era muito viciado em biscoito. Recheado, lógico, biscoito salgado é outro assunto. Pra mim biscoito de verdade é doce e recheado. Hoje nem como muito, na verdade diria que como até pouco, mas tive anos de frenético consumo, o que me elevou a um patamar de expert no assunto, saca?

Eu sou do tempo em que os pacotes nem tinham aquela fitinha que você puxa e “abre fácil”. E quando tinha, não funcionava direito. Você abria o pacote por cima mesmo, descolando a embalagem e “mandando brasa”.

O maneiro do biscoito é que não tem como ter pressa. É um de cada vez e acabou. Não dá pra comer dois de uma vez só, nem dá pra tirar da embalagem dois de uma vez só. É uma atividade de paciência que te convida a degustar o sabor e viver a sensação. Nem a unidade é feita pra comer de uma vez só, mas pra ser mordido pelo menos uma vez. Você também pode lançar mão da clássica técnica de comer um lado e depois comer só o outro lado e o recheio juntos. Isso é clássico e universal, especialmente quando um dos lados vem ao inverso. É lógico que você vai tirá-lo pra ver o desenho que ele faz no recheio, né? É, eu sei...

No mercado dos biscoitos, porém, há alguns assuntos misteriosos. Produtos que eram bons e vendiam bem de repente sumiram. Lembra do Óreo? E do BreakOut? Essas marcas eram boas! E o Palhacitos? Sumiu também, hoje pode ser encontrado somente em piadas sem graça como “comeu palhacitos no café?” e derivados. Por outro lado, marcas que você não dá nada por elas continuam aí firmes e fortes. A Vaquinha, Bono, Waifer(muito bom esse), Presuntinho, Maisena, Triunfo, Piraque recheado, estão sempre na estante do supermercado.

Mas não adianta, algumas marcas são como o Flamengo, estão em outro nível. A simplicidade do Passatempo recheado é admirada por muitos. Chocolate no meio, leite nas pontas, putz!, como algo tão simples pode ser tão bom? E não tem como não perceber, pelo menos em um dos vários que você ingere, qual o bichinho que está desenhado ali.

Chocolícia também é um clássico. Faz um estilo refinado. É mais caro, mais difícil de achar e vem naquela caixinha quadrada que pra nada serve, mas é muito bom também. Chocolícia é bizarro porque você começa a comer, dá sede, você para, bebe água e volta a comer até acabar.

Mas a grande febre é o Trakinas, presente na dispensa da nação brasileira. Uma coisa me impressiona no Trakinas: ele continua sendo o biscoito mais vendido apesar de sempre mandar mal em ações de marketing, já percebeu? Já lançou doce-deleite (ruim), banana (horrível), limão(Putz, o biscoito era verde! Péssimo). E insiste em outras paradas loucas como flocos (ruim) e vários sabores de meio a meio (todos ruins!)! Será que é demais pedir pra só fabricar chocolate e morango? Eles não precisam de nada além disso, só chocolate e morango.

Ah! E também tem um que eu nem sei o nome mas que é sacanagem, nem parece biscoito! Vem numa bandeja que você tem que puxar pra fora do pacote! É tipo uma bolacha branca mas com uns pigos de chocolate... Aí, namoral, esse biscoito é absurdo. E só pra tirar onda, no pacote só vem uns 7, só pra tu ficar mais bolado ainda! rs

Bem, é óbvio que esse texto deu vontade de comer biscoito. Vou ver qual é lá no armário...
.

7 comentários:

Priscilla Acioly disse...

Nunca, jamais, ever fale mal do biscoito da vaquinha na minha frente!!!!!!!!!

Bom, trakinas comigo é bem interesante: tem épocas que eu gosto, sou louca pelo de chocolate. Tem épocas que eu o desprezo em prol do de morango...


O melhor biscoito de todos os tempos: Cookies. É caro, é estilo caseiro, é rendoão e MUITO BOM. Odeio divirdir cookies...

Priscilla Acioly disse...

redondão*

Julio disse...

Faltou da uma puxada de orelha naquele povo q como uns q vem dentro de uma embalagem q tem o simbolo da "sociedade do coração" e pensam q eh biscoito...um dia tiveram a ousadia de me oferecer um...

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião os melhores biscoitos são da Piraquê, incomparavelmente melhores. Gosto do Trakinas meio a meio de morango com chocolate, mas odeio todas as outras inovações que eles fizeram. Acho que biscoito com água é pecado, tem que ser com coca-cola... parei de comer biscoitos, infelizmente, pois as pessoas quando casam param de comer biscoitos, vc já reparou isso? É uma tese.

Anônimo disse...

Muito bom o texto!

Diogo Lima disse...

Bom vamos por partes: como assim não dar nada pelo biscoito da vaquinha, pelo bono, pelo presuntinho, pelo piraquê recheado? Pra sua informação, um dos biscoitos mais caros nas prateleiras é justamente o piraquê recheado (viva o de limão!!)

Eu também já tive a fase de comer um pacote de biscoitos por dia; na verdade, tenho uma receita ótima de vitamina, em que um dos ingredientes é justamente o passatempo sem recheio! Essa vitamina ficou famosa! É claro que hoje em dia não me dou mais ao luxo de comer biscoitos e tomar vitamina todo dia, meu metabolismo não permite mais, tem uma barriguinha aqui que insiste em aumentar ...

Creio que você falou dos cookies, que são os mais caros e os mais gostosos, mas vem tão pouco na embalagem!

Allan Soares disse...

Bom é comer bono de chocolate com leite puro(branco) gelado, manooo do ceu, melhor coisa q há .
Ou a velha tostines de chocolate (hj extinta..) era top
Tinha uma q eu não me lembro o nome ( 50 centavos na epoca, mas era top tbm, e sumiu)

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting