terça-feira, 13 de julho de 2010

Rio de ano inteiro


Outro dia estava no Outback da Tijuca com uns amigos (by the way, sabia que o shopping Tijuca tem 9 andares, sendo 1 subsolo, 6 garagens e uma escada em caracol que une todos os andares? Depois dizem que a Tijuca não é o labirinto do Minotauro) e a menina falava que ia passar uns dias em São Paulo. Ela perguntava sobre locais pra conhecer na cidade pra outro amigo nosso que costuma ir na cidade da garôa com certa regularidade.

Ruas. Ele indicou ruas pra ela conhecer. Onde já se viu isso? E rua é lá ponto turístico? Em São Paulo é. Ta aí uma verdade: São Paulo não sabe ser cidade turística. Pô, se Deus não abençoou a cidade com um Corcovado ou uma Pedra da Gávea, pelo menos eles poderiam construir uma estatuazinha aqui, um monumentozinho ali, quem sabe uma praça temática, um buraco no chão, um cachorro empalhado, qualquer coisa diferente que valhesse a pena bater uma foto.

Tomem o exemplo de Niterói. A única beleza natural de Niterói é a vista panorâmica que a cidade tem do Rio de Janeiro. Mas eles, sabendo disso, correram atrás; não desanimaram! Construíram aquele museuzinho extra-terrestre e agora enchem a boca pra dizer que a cidade tem um ponto turístico maneiro. É o símbolo da cidade! É isso aí, esse é o espírito!

São Paulo não tem nada, coitado. O Caetano Veloso, diante das 2.317 músicas feitas pro Rio, decidiu fazer uma música pra São Paulo. Se liga: "Alguma coisa acontece no meu coração, só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João...". Viu? Ruas! Não te dá uma peninha disso?

Bem, a Copa é do Brasil, mas com festa de abertura e final do torneio no Rio; as Olimpíadas são no Rio de Janeiro. Que esses eventos não sirvam de ponto de discóridia entre os cariocas e os paulistas. Talvez nossos amigos corintianos não tenham interesse em ser o tipo de cidade "a ser visitada". Ou talvez eles estejam super satisfeitos com o turismo urbano que faz de ruas e mercados populares os principais pontos da cidade.

Na pior das hipóteses, tem o aeroporto de Congonhas que dizem que é bonitão e tal. Ta aí um bom programa: conhecer o aeroporto! Tirar umas fotos da pista, do saguão e aproveitar pra comprar uma passagenzinha pro Rio.

10 comentários:

Emanoelle disse...

Poxa vida... gosto tanto de São Paulo! É claro que em beleza natural não se compara ao Rio... mas em compensação tem muitos lugares legais pra se visitar. O acervo da Pinacoteca, por exemplo, na minha opinião é melhor que qualquer museu do Rio. É ate injusto comparar o Zoológico de São Paulo ao do Rio. Se vc gosta de glamour e grifes, andar pela Oscar Freire é uma experiência muito interessante. O Mercadão Municipal é fantástico. O Ibirapuera, para mim, é uma síntese do mundo. Isso sem mencionar a Estação da Luz, o Museu da língua portuguesa, o MASP, a 25 de março... Eu não vejo a hora de voltar a São Paulo, vale muito a pena!

Anônimo disse...

Rapá, São Paulo é uma das cidades que visitei e já visitei muitas, que mais gostei. Qualquer dia precisamos marcar um passeio por lá, depois que eu te apresentar a cidade, com certeza você vai mudar de opinião.
Abração

Dayane Pereira disse...

Concordo que o RJ é uma cidade linda, com belezas naturais. São Paulo só não tem (quase) belezas naturais pra servir de ponto turistico pq o HOMEM ja destruiu tudo. Por outro lado, SP é uma das maiores metrópoles do mundo. Um estrangeiro não conhece o Brasil se não visitar SP; E aqui temos a beleza de grandes cidades, aqui temos a estação da luz, a praça da sé, o parque do ibirapuera, shoopings incríveis, Masp, O MAM, a 25 de março, Prédios tão antigos e lindos, que podemos nos sentir na França medieval (ou quase isso). E o melhor, temos a AV. PAulista.

Cada cidade tem sua beleza, um paulista se encanta com o Rio, que álias, por trás do lindo Cristo, do Corcovado e de Ipanema, tem mts morros e favelas, uma parte não tão bonita do RJ. Assim como em SP tb tem. E um carica tem tanto pra conhecer e aprender em Sampa, qnt um Paulista no Rio.

(;

Jônatas Amaral disse...

Putz, acho que esse post foi bola fora... rs

Anônimo disse...

SP é maneiro: pra comer, beber, sentir frio, pegar chuva, subir ladeira, fazer compras, visitar amigos, e só. Turismo? Conhecer o MASP, a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e... Mais nada, eu acho.
Ninguém vai passear no Ibirapuera tendo o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, Paineiras, Copacabana e Ipanema. Ninguém pega engarrafamento na Anchieta-Imigrantes tendo Ipanema e Barra a 15-20km de casa (ou menos).
Assim como Niterói tem de bom a vista para o Rio, SP tem de bom a proximidade com o Rio: você vai lá, entope o pulmão de poluição, enche a pança de comer aquelas comidinhas poucas e caras, sente um frio danado, pega vários baita engarrafamentos, faz umas comprinhas e, em 40 minutos, está de volta no Rio.

Anônimo disse...

É isso aeeeeeeeee! hahaha o Rio manda! rs.
não, sério. td beeeem SP tem lá os seus "encantos" mas faaala sério, o Criador se inspirou ao fazer o Rio! Fala sério... sem comparaçãããão!

Diogo Lima disse...

Cara, esse post exaltou ânimos!! inclusive o meu!

Qualquer dia desses vou marcar com você pra gente fazer um tour pela tijuca, pra tirar essa impressão tua de que lá é um labirinto rsss
Defender cidades é comprar briga na certa, e você definitivamente conseguiu isso! Principalmete porque você defendeu o Rio agigantando a cidade maravilhosa, e com uma visão reducionista das demais ...

Sou carioca da gema também, bairrista por natureza (viva la taquara!!), mas gosto de ver o que outros lugares tem de bom. Por exemplo, que maldade sua falar que o melhor de niterói é a vista do rio! Trabalho lá, tenho certa autoridade pra dizer que não é bem assim. Nikiti é uma cidade super aconchegante, ruim mesmo é São Gonçalo, eca!! Quando tiver um tempinho num sábado, vai até a Fortaleza de Santa Cruz da Barra (meu local de trabalho); é um quartel do Exército, mas também um local de visitação. É um programão!

Não sei se você conhece bem Sampa, mas aquela cidade tem muita coisa boa. Por exemplo, é bom pra comprar porque tudo tem lugar certo: se for roupas, o Brás; equipamentos eletrônicos, Santa Ifigênia; LP's, Galeria do Rock; instrumentos musicais, Rua Teodoro Sampaio (a Teodoro é o paraíso dos músicos, você vai delirar quando for lá).
É uma cidade multicultural, o que a torna muitíssimo interessante. Acolhe culturas, povos, línguas, habilidades das mais diversas. Pra gastronomia então, nem se fala! Aliás, tenho que dar o braço a torcer: a pizza deles é muito melhor que a nossa. Bom, tem muitas outras coisas, só que eu não vou ficar fazendo propaganda gratuita, já falei demais, e o Kassab não me deu nem um centavinho pra isso ...

Julio disse...

kkkk...post mais comentado, é fogo , pra muitos cariocas(acho q a maioria) atração turistica é só beleza natural, é dificil não pensar assim morando no Rio...mas eu vou em SAMPA comprar muamba...alguém quer alguma coisa??

obs: engraçado q nos comentarios q defendem SP, o povo não consegue evitar tratar rua como poonto turístico...rsrs...

Priscilla Acioly disse...

Eu gostei do post, rs. Não achei bola fora não... E acho que se um turista vier ao Brasil e não conhecer o Rio, aí sim é que a viagem não terá valido nada. Rio é a capital cultural do Brasil... eu puxo muito saco mesmo do Rio, mesmo com todo o calor infernal de janeiro, mesmo com as favelas (e erra quem pensa que turista não gosta de favelas, pelo contrário, eles as consideram grande pontos turísticos) e com todos os defeitos...
São Paulo é legalzinha sim, mas o Rio é o Rio.

karen nunes disse...

PERFECT!

hahahahaha...

Adorei sua postagem. Magnífica!

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting