quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lá Vem Mais Um

Natal chegando, os comerciais não nos deixam esquecer né? E o natal é mesmo uma data especial, muito menos pelo nascimento do menino Jesus e muito mais porque rola presente, rabanada, festa, pisca-pisca, papai Noel, pinheiro, neve, propaganda da coca-cola... e por aí vai. Mas nada é mais legal que o “espírito natalino”! Putz, o espírito natalino é mesmo algo especial. “Fazer o bem, sem perguntar a quem” Frases desse tipo estão por aí no Natal. Ou seja, em junho não se faz o bem, em dezembro sim...

Fala aí ratinho de laboratório, já parou pra pensar que quase todos os 12 meses do ano nós temos datas comemorativas pra gastar nosso suado dinheirinho? Fevereiro – carnaval; Março – Dia das Mães; Abril – Páscoa; Junho – Dia dos Namorados; Julho – São João; Agosto – Dia dos Pais; Setembro – (o mais novo) Dia do Amigo; Outubro – Dia das Crianças; Dezembro – Natal, o auge do mercado, é o 13º salário cara!

E vai gastando aí mané, o que você tem e o que não tem. Mas beleza, em algum outro post se perde tempo com isso porque to na pilha de cravar só o Natal. A neve, o Noel, o pinheiro, nozes e castanhas, enfim, me sinto tão brasileiro nesses dias que me pego cantarolando o hino da bandeira de vez em quando. A propaganda da Coca-Cola “o natal vem vindo, vem vindo o Natal” e aquele trem chegando à cidade com várias cocas. Infância total esse comercial né? Nós somos cercados pelo molde, pelo clima, pelas cores, pela “áurea” do natal, dentro e fora de casa só se vê isso. E o shopping vai lotar em dezembro, vendendo mais em 1 mês do que os últimos 5 meses juntos! E o cheque especial cantando pra valer ao som do Ivan Lins (Meu Deus, tenho fobia dessa música!).

Bem, o Natal pra mim tem motivo religioso somente, o nascimento do super Jesus e etc. Crenças a parte porém, O Natal pra mim não tem nadas de mercadológico. É legal se reunir com a família, encher a pança, dormir depois da meia-noite. Mas é isso só. Não vejo motivos pra entrar nessa áurea natalina que força a barra pra se mostrar natural, mas que não passa de comércio.

Sabe como é né. Ao invés de me perguntar “por que não entrar na onda?”, continuo com o vício de me perguntar primeiro “por que entrar na onda?”. E sabe o que rola? Não vejo motivos pra entrar numa de “rou rou rou” e enfeitar pinheiro de plástico. Chatão eu né? Deve ser isso mesmo... Tá tudo no lugar certo, eu é que sou pentelho.

[ps: Eu tenho um cartinha minha pro Papai Noel de quando eu tinha 5 anos. Eu pedi um boneco do Jiban e o Noel me deu porque eu me comportei bem. Sentiu né? Além de pentelho eu sou ingrato]

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro ingrato,
Dada a sua onda de nacionalismo, dou-te uma informação que talvez o agrade: sabia que o papai Noel mora em Itatiaia? Descobri isto viajando pelo SENAC. Dê uma pesquisada. Pois, se Deus é brasileiro o Papai Noel é fluminense.

Priscilla Acioly disse...

Vinícius sem noção como sempre rs
Corrigindo informações, dia do amigo (pelo que eu SEMPRE soube) é dia 20 de julho :)

Julio disse...

Concordo com td q tu disse, num consigo entrar no clima de natal...mas como me relaciono com pessoas q curtem isso tive q entrar na onda do capitalismo e comprar presente a rodo...E de fato é impressionante como as pessoas não percebem o quanto gastam com presente durante o ano...somado as datas que você mostrou ainda tem os aniversários...É loucura...eu otimizo msm...compro barato...

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting