terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tudo isso...


Uma das crônicas que mais gostei de escrever nesse ano, desde que criei o tacmgtacomdeus (1 ano! Preciso escrever sobre esse aniversário!), foi uma que falei da Tijuca, o bairro labiríntico onde mora o temível Minotauro, sempre a pronto pra capturar aqueles que se perdem por lá.

Pois tem outro bairro que também tem uma particularidade digna de papo furado: Jacarepaguá (jpa). E sabe que particularidade é essa? Sua gigantêstica extensão! Não sei se você conhece essa terrinha chamada Jacarepaguá, mas esse bairro deveria ser um município, isso sim! Pois é maior do que todo o resto do Rio de Janeiro! Na verdade, o bairro de jpa é maior do que o Estado da Bahia! Se você tem um mapa por perto, dê uma olhada.

Rio das Pedras, Itanhangá, Gardênia Azul, Anil, Jardim Clarisse, Freguesia, Tanque, Cidade de Deus, Pechincha, Taquara, Merck, Curicica, Camorim, Autódromo, Covanca, Riocentro, Vargem Pequena, Vargem Grande, Boiúna, Pau da Fome, Mato Alto, Praça Seca, Campinho. Todos esses nomes são sub-bairros que ficam dentro de jpa. E ainda tem mais uns lugares que eu não conheço. Porque tem isso, ninguém conhece Jacarepaguá por inteiro. Há quem acha que conheça, mas se engana, porque esse bairro é que nem o reino que o Mufasa mostra pro Simba de cima da Pedra do Rei. Há lugares em que o sol não toca, pouco habitados e por isso pouco conhecidos, mas lá, até lá, é parte de jpa!

Já ouviu aquele papo sobre a a extinta União Soviética (URSS), que se dizia "a terra onde o sol nunca se põe", porque quando estava escurecendo à oeste, já estava amanhecendo à leste, tamanha suas dimensões? Pois então, em jpa é quase por aí. Se você pegar um avião no Aeroporto de Jacarepaguá (lógico que tem um aeroporto lá né! Muitos usam esse meio de transporte pra visitar essas bandas), você vai sobrevoar o bairro durante umas 4h antes de sair dele e chegar a Madureira, Barra da Tijuca, Recreio, Sulacap ou outros bairros que cercam as infindáveis fronteiras de 'waligator to the water'.

Nós, nativos desse grande império, falamos com relativa tranquilidade sobre o nosso colossal bairro, mas os estranhos costumam ficar impressionados. Normal. É tipo torcida do Flamengo, dinheiro do Eike Batista, população da China, é coisa demais pra cabeça da maioria das pessoas, meio que não cabe assim de primeira, tem que se acostumar com a idéia, né? ok. Take yout time, e depois faça uma visita ao Reino Infinito das Superdistâncias Absurdas de Jacarepaguá! Mas só por garantia, leve grana pro avião, talvez você vá precisar pra voltar pra casa.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Salve, Jonatân...
JPA é muito grande, mas pouco conhecida. Hoje mesmo no trabalho o pessoal estava brincando: Já está chovendo no Pechincha, daqui a pouco começa a chover no Rio de Janeiro. Ou seja, pra eles, nós não somos da gema.
Se liga noutra coisa: esta foto do nosso grande Mufasa é uma daquelas famosas em sites de mensagens subliminares, dizem que ele está cotado para garoto propaganda do shopping Pintos. Se liga na junção do corpo dele com a juba.
Abraços!

Anônimo disse...

hahahahahahahahaha. Chorei com a observação do Vinícius

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting