sexta-feira, 16 de abril de 2010

Insônia


O que é sonho e o que é realidade? É complicado quando o zunir de um mosquito é ensurdecedor e o toque do telefone parece um som abafado, debaixo d'água. A insônia está judiando de Ernesto. As olheiras e a palidez não me deixam mentir.

Já perdeu a conta de a quantos dias não dorme. Já perdeu a conta também de a quantos dias não acorda. Nada é real, ou não. Ernesto não aguenta mais. Seu corpo cansado insiste em não ceder. Permanece num estado de sonolência imbecilizada que o transforma numa marionete mal humorada e constantemente atrasada, em movimentos e raciocínios.

Está perdendo a razão. A voz de sua mãe parece estar dentro da sua cabeça, como que uma alucinação. Já as vozes da TV são reais, vivas, são como amigos de infância que o encontram diariamente. Ernesto é amissíssimo de William Bonner, mas não vai muito com a cara de Ana Maria Braga. Vive brigando com ela, diz na sua cara que não passa de uma fofoqueira. Benditas vozes da TV, de uma delas veio a salvação.

Um uruguaio de bigode estranho exultava no canal 17 "Yo soy Gabito Belizare i yo trago la solucion para seus problemas. El guia de auto-hipnose de Gabito Belizare! Cun apenas una atividad, usted puede curar-se para siempre! Mira: Mal-humor, pessadelos, envelhecimiento i caduquice precosses, imnsonia, impotência sexual. Retome o poder de tua vida hombre! Cate agorita o tele e disque 0300 117711 0267 e adquira el guia de auto-hipnose!"

- Obrigado Gabito, sabia que podia contar com você - sussurrou Ernesto, como se o estranho uruguaio pudesse lhe ouvir. E sem demora pegou o telefone.

Trê dias depois uma voz na sua cabeça lhe informou que chegara uma correspondência do Paraguai. "É Uruguai, mas tudo bem..." pensou Ernesto enquanto corria como uma lesma em direção sua salvação "Passo a passo?" - exclamou - "Isso vai ser mais fácil que dar tapa em bêbado!". O guia mandava e Ernesto obedecia:

"Vá para um lugar silencioso"
- Banheiro, ok!

"Pegue algum objeto que sirva de pêndulo e um copo com água bem gelada."
- Ok, aqui - Estava agora empolgadíssimo. Sempre gostou de um relógio de bolso que seu avô deixara pra sua mãe, mas nunca lhe foi útil. A essa altura Ernesto já tinha certeza que sua insônia estava chegando ao fim.

"Agora deligue-se do mundo. Pegue o pêndulo e balance em frente ao rosto a uma distância de um palmo, repetindo três vezes as palavras 'caramujo sujo solta o pato manco'"
- Caramujo sujo solta o pato manco! Caramujo sujo solta o pato manco! Caramujo sujo solta o pato manco! ok!

"Beba lentamente o copo com água bem gelada"
- gut gut gut, ok!

"Este é o momento! Agora diga o que queres que te aconteça."
Talvez, caro leitor, você lamente que Ernesto estivesse nesse momento em meio a uma mistura perigosíssima: grande empolgação por estar se auto-hipnotizando, mas com as idéias tortas pelos tantos dias sem dormir. Tudo aconteceu muito rápido, pobre Ernesto. Nunca saberemos porque cargas d'água não falou simplesmente "quero dormir". Ao invés disso, como num estalo, uma eureka, cometeu grande imbecilidade que lhe custará muito caro. Mas verdade seja dita: solucionou seu problema.
- Eu quero ser um peixe!

Admitamos, peixe não dorme. Não sente sono, portanto. A força da mente é de fato impressionante. Ninguém acredita quando Ernesto diz que já não dorme e não se sente cansado há quase quatro meses. Sua insônia está curada. Por outro lado, algumas incoveniências repentinas. Ernesto toma em média sete banhos por dia, assiste "Procurando Nemo" todas as madrugadas e tem um medo de gato que o caro leitor não imagina...

3 comentários:

Priscilla Acioly disse...

Que bem bolado esse conto, rs! Adorei, haha viajei na história...

Julio disse...

ó o kra aí...mostrando outro estilo...

Anônimo disse...

Quando eu tinha 11 anos de idade fui até um colégio no qual meu pai dava aula e contei a professora de bio. que tinha uma grande curiosidade sobre os peixes. E sim, ela me disse que eles dormem. Eu só acho que eles não tem pálpebras... Deve ser difícil...

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting