sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta-feira 13

Hoje é sexta-feira 13! Hu hu hu hã hã ha ha haaaaa (risada maligna). Só tenho uma coisa a dizer sobre esse dia tão lembrado por todos nós: "!?". Conseguimos esquecer o aniversário da própria mãe, mas não há como passar por uma sexta-feira 13 sem se ligar, mesmo que tal lembrança seja totalmente vazia de explicação.

Papo típico:
- Aí, brow, tá ligado que dia é hoje?
- Sexta.
- Tsc, isso eu sei, né! Mas e a data!?
- Ih, cara! Pode crer! Hoje é sexta-feira 13!
- É po!
- rs...
- É...
- ...
- Então, vai botar a Patrícia na minha fita ou não!?

Comentários sobre tal dia estão fadados a eternos tiros curtos, destinados para motivos pouco ou nada significantes. O Jason bem que tentou criar assunto. Depois de 12 filmes, incluindo seu duelo com Freddy Grugger em Freddy vs. Jason e até uma investida interespacial em Jason no Espaço, ninguém sequer lembra do monstro com máscara de hockey e seu facão, que apesar de nunca ter dado um "pique", sempre foi muito eficiente em perseguir e matar adolescentes fotogênicos e de corpos torneados.

Os mais otários, no entanto, acham que essa parada de sexta-feira 13 começou com o filme trash. Se engana. Bem, para não fugir ao caráter cultural que é muito peculiar a este blog, vou te tirar das trevas da ignorância, ok? A Sexta-feira 13 é um dia enigmático há muito tempo! Mais tempo do que você pensa.

A parada é tão antiga que nem se sabe ao certo onde surgiu primeiro isso. Depois de ter lido algumas teorias, entre elas, a que achei mais legal foi a da deusa nórdica do amor e da beleza, Frigda (frigadag > friday = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Frigda foi considerada uma bruxa. Como vingança, toda sexta-feira ela se reunia com outras 11 bruxas e o próprio demônio (se ligou na soma? 13!) para rogar pragas aos humanos. Outra possível origem para esse "terror" está na Santa Ceia, última refeição feita por Jesus antes de ser preso e crucificado. Jesus e seus discípulos somavam 13 pessoas em torno da mesa, naquela reunião que antecedeu duas mortes horríveis - a de Jesus, crucificado; e a de Judas, por suicídio. Vale lembrar que Jesus morreu numa sexta-feira, lembra?

Enfim, é verdade que o número 13 tem lá sua fama. O 12 é considerado um número pleno, que passa completude: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13, é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Em algum momento essa parada topou com a sexta e pronto: hoje ficamos observando essas palhaçadas, a ponto até de eu escrever um post sobre isso, é mole!? Santa idiotice!

[Textos novos sempre às terças e sextas]

4 comentários:

Priscilla Acioly disse...

O diálogo já valeu por tudo rs

Anônimo disse...

concordo com a pri. é sempre assim. hj é sexta 13... e nd mais. no máximo algum outro coment como: cuidado com escadas.

Julio disse...

não são mais 12 signos do zodiaco, agora são 13, incluíram o serpentáculo...(informação inútil, eu sei, mas acho que no Tá comigo tá com Deus tá valendo)

Anônimo disse...

E qual é a do gatinho preto? Por que o pobre levou tal fama e se uniu à sexta-feira 13. Superstições são muito maneiras. Me amarro em pessoas supersticiosas.

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting