segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cartão

Um dia alguém teve a brilhante ideia de trocar uma vaca por cinco mudas de café, ou um escravo por três bodes - nascia o escambo (eu acho que o escambo poderia ser algo contemporaneo. Tenho a impressão que economizaríamos muito se ainda fizéssemos isso). Muitos anos depois, inventaram a moeda, que nivelou o valor de todas as coisas. A vaca, a muda de café, o escravo e o bode. Legal né? É a inventividade humana moldando a civilização.

Depois de inventarem o papel moeda, que simplificou muita coisa e até hoje é muito utilizado por todos, inventaram o cheque. Timidamente, uma loucura foi criada nesse momento, ali se decretou o principio do fim. Com o cartão de crédito, tal loucura chegou à sua plenitude e esse fenômeno fora do normal é tratado com banalidade. Que fenômeno é esse? Comprar coisas sem ter o dinheiro que essas coisas custam.

Se o ato de pagar no débito já é uma parada doida - comprar sem um centavo no bolso -, quanto mais no crédito - comprar sem dinheiro no bolso e sem dinheiro no banco! Tem noção? Quem inventou o cartão de crédito com certeza tá queimando no inferno, isso se não foi o próprio tinhoso que o inventou. Saber que em 20 minutos e com um tablete de plástico você pode entrar no shopping e estragar sua vida é algo angustiante.

O mês de abril foi traumático pra mim. Eu paguei uma fatura de cartão que custou simplesmente mais da metade do meu salário, é mole? Chega! Esse negócio de cartão não tem a menor graça! Peguei um ódio dessa parada que você nem acredita! Me dá nervoso só de ver essas propagandas de lojas de eletrodomésticos vendendo produtos em "12 vezes sem juros, e com o primeiro pagamento só depois do natal!". Quer um conselho de alguém inexperiente e que pensando bem não tem moral nenhuma pra falar do assunto? Foge dessas paradas. Se tem a grana, compra. Se não tem, espera.

Por mais que as propagandas de banco sejam lindas e digam que se importam com o projeto da sua vida, a verdade é que eles querem até a sua alma e vão rir enquanto rapam até sua cueca/calcinha , se tu der mole. Putz, propaganda de banco é sacanagem, a do Santander se supera "Junto! Vamos fazer juntos?". Juntos? Beleza, eu quero uma fatia dos lucros então, vai? E a Visa? "Mais pessoas vão com Visa". Vão pra onde? Não vou nem responder, pense o que quiser.

[Textos novos, sempre às terças e sextas]

3 comentários:

Anônimo disse...

hahahhaha, muito boa, garoto!! Tb odeio cartão de crédito, mas, pro meu pesar, minha esposa adora!

Anônimo disse...

hahahahha! "juuuuntosssss"
minha mae nunca usou o cartao de credito, nunca! no dia em q ela resolveu levar o bendito para o shopping o perdeu junto com um papelzinho no qual estava escrito sua senha(eu sempre falei pra ela n fazer isso ¬¬). Conclusao: ficou no preju de mais de 6800 reais, sendo que o limite é de 600 reais por dia, é mole? nem o chamo de ladrao, o miserável deve ter achado q aquilo foi uma bençao dos céus...

Priscilla Acioly disse...

Lembra quando tu mandou eu fazer um cartão universitário e eu disse que eu tinha medo de cartões? Pois é... agora você deu o braço a torcer e concordou comigo né! Estava certa, meu bem. A propósito, fiz um cartão.

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting