sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cigarro

Hoje fui comprar umas paradas no mercadinho ao lado do meu trabalho e enquanto aguardava na fila do caixa, me deparei com mais uma propaganda do Ministério da Sáude advertindo o consumo de cigarros. Na hora pensei "será que alguém ainda é informado por essas propagandas? Alguém ainda não entendeu que cigarro faz mal?"

Quando era pequeno, passavam uns comerciais maneríssimos de cigarro. Caubóis cavalgando por riachos, ou em desertos, laçando touros fortes e tal. Após uma série de cenas iradas com o pôr do sol ao fundo, o caubói-mór tragava um Malboro (ou seria Free? tanto faz...) e bufava a fumaça, cheio de estilo e satisfação. O engraçado é que logo depois do comercial, aparecia uma mensagensinha dizendo "o cigarro faz mal à saúde", como se algum chato quisésse desmentir todo o mito do caubói! Tipo alguém dizendo "não é bem assim..."

Um tempo depois, esses comerciais foram banidos de vez da tv e tudo o que vemos hoje são advertências ao tabagismo. Outdoors, propagandas na tv, no rádio, revista, e em qualquer parede de qualquer estabelecimento comercial podemos ver várias formas de se dizer que fumar faz mal à saúde:

"Fumar causa câncer no pulmão."
"Fumar causa aborto espontâneo."
"Fumar causa câncer de boca e perda dos dentes."
"Crianças que convivem com fumantes tem mais asma, pneumonia, sinusite e alergia."
"Ao fumar, você inala arsênico e naftalina, também usados contra ratos e baratas."
"Fumar causa partos prematuros e nascimento de crianças abaixo do peso normal."
"Fumar causa impotência sexual."
"etc, etc, etc..."

Pô, fumante não é cego, nem surdo, nem bur... deixa pra lá! Se eu fosse ministro da saúde, os maços de cigarro viriam com um simples "cigarro mata" e pronto! Não tem que explicar muito não, já tá dito. Afinal, quem não sabe que cigarro faz mal? Não é nem uma questão de propaganda, todo mundo conhece alguém que perdeu a vida ou tá sofrendo um bocado por causa do fumacê! Até o caubói que eu falei já morreu por causa do Malboro (ou seria Free? tanto faz...)!

Fico pensando, com tanta coisa pra se fazer no mundo, por que o sujeito escolhe fumar? Existem 2.794.221 coisas que um ser humano pode fazer de bobeira. Dessas, 349 são ilegais, é verdade, mas outras 279.793.872 estão aí pra serem feitas, é só fazer! Por que escolher uma que faz mal ao seu corpo? Enfim, não vou nem adiante nesse papo porque já se tornou clichê demais!

Tão clichê que eu já mudei meu slogan. Se eu fosse o ministro da sáude, seria assim:
"O Ministério da Saúde já deu o papo, agora é contigo mermo!"
.

7 comentários:

Diogo Lima disse...

O comercial dos caubóis era o do marlboro (venha para o mundo de marlboro...). Aliás você esqueceu, ou talvez não prestasse atenção nisso à epoca, a melhor parte dos comerciais de cigarro eram as trilhas sonoras. a do marlboro tinha ao fundo a trilha do filme "sete homens e um destino", simplesmente maravilhosa!! por que não fumar com um visual de desertos, cânions, charme e um somzasso daquele? Saca só a música:
http://www.youtube.com/watch?v=jLTHW0ZwK7U

E o que falar do free? o slogan era: "Free - baixos teores - questão de bom senso".
comooooo assimmmmm, bom senso?????? O problema todo estava na trilha sonora; como resistir ao Joe Satriani tocando "always with you, always with me"?
http://www.youtube.com/watch?v=F4fPv450OYM
Com o Satriani nos ouvidos e um free na boca, tudo faria sentido, questão de bom senso!!

Bom, como vc sabe, eu nunca fumei, mas essas músicas ... não saem do meu universo musical. Se juntasse marlboro e free, seria "venha para o mundo do bom senso" ... abraço!!

Anônimo disse...

O ministério da saúde podia simplesmente sobretaxar o cigarro. Aumentava os impostos para cigarro em um zilhão por cento e deixava rolar. Quem quisesse se matar, teria que pagar caro, bem caro, por isso. Aliás, na Europa e nos EUA já é assim.

Dagoberto Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dagoberto Silva disse...

gostei da conta das ilegalidades.
... as indústrias fumageiras fazem parte do seleto grupo de maiores "contribuintes"(epíteto para pagadoras de imposto) dos países onde estão inseridas. Por isso não acaba. não acabará.

Allyce Teixeira disse...

Eu tenho um professor que tipo ele é muuuuuuito inteligente sabe.. pff admiro demais ele. Mas ele fuma demais. Daí eu penso, uma pessoa tão inteligente que nem ele, ainda tá nessa... É triste. Com tanta coisa boa pra se viciar nesse mundo não é mesmo?

Anônimo disse...

Sou nova por aqui e concordo com o que tu disse. Sou fumante muuuuuuuuuito ativa, e acho ridículo esse bando de coisa apelativa na carteira de cigarro. Todo mundo que fuma sabe que tem a probabilidade de morrer bem mais cedo que quem nao fuma e de causas bem mais perigosas.. adianta ficar avisando? Esses avisos nao fazem ninguem parar de fumar, pra ser sincera.

Priscilla Acioly disse...

Esses avisos não fazem ninguém parar de fumar, mesmo.

Mas a grande questão não é sobre parar de fumar. E sim: começar a fumar.

...

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting