domingo, 1 de agosto de 2010

Nome Artístico


Fiquei meio desiludido quando descobri que o nome daquele cara do Casseta e Planeta não é Hélio de La Peña. O nome dele é Hélio Antônio Couto Filho. Nada contra o nome dele, e também nada contra inventar um nome artístico pra da uma forçada no marketing pessoal televisvo, mas confesso que me senti enganado.

Esse negócio de nome artístico é engraçado, porque nem sempre é uma questão de "estilo", como escolher um nome mais sonoro. Existem casos de clara necessidade em se criar um novo nome. Exemplos clássicos disso são as duplas sertanejas. Mirosmar José e Welson David é sacanagem! Tudo bem que Zezé di Camargo e Luciano não é lá muito legal, mas passa a ser decente. José e Durval também não dá, Chitãozinho e Xororó é mais simpático (importante frizar que o cara que tem cara de Xororó é o Chitãozinho e o que tem cara de Chitãozinho, é o Xororó), e o Leonardo que não é mais dupla, mas também entra na classe do sertanejo e dos nomes feios, se chama Emival Eterno. Namoral, Emival eu nunca tinha visto. Tem um caso interessante também que é da atriz Danielle Winits, sabe qual é o nome dela na real? Danielle Winitskowsky! Putz, quem ia conseguir lembrar disso? Fez bem em dar uma reduzida.

Essas pessoas tiveram que dar um jeito no problema delas, não dá nem pra recriminar. Agora, tem uma galera que muda o nome estéticamente, só pra dar uma estilizada, sabe? É o caso do De La Peña; além dele, tem o José Eugênio, mais conhecido como Jô Soares; falecido Beto Carrero, na verdade João Batista. Apelidos legais que escondem nomes comuns, daqueles que estão na chamada da escola. O Latino nada mais é que um Roberto; o Cazuza, um mero Agenor; a cantora Pity é Priscila; o falecido Bussunda, Cláudio; o Lulu do Lulu Santos é de Luiz Marcelo e o Tony do Garrido é de Antônio, e Antônio Bento ainda por cima. Renato Aragão, Manfried (é isso mesmo!) Sant'Anna, Antônio Carlos Mussun e Mauro Gonçalves formavam Os Trapalhões!

E tem os gringos! Ou você acha que esse negócio de inventar nome é coisa de brasileiro? Eu jurava que o Will Smith se chamava William, mas não: Willard! Quem se chama William é o Axl Rose, um dos nomes artísticos mais legais da história. O Akon se chama na verdade Aliaune Badara, um dos nomes mais feios da história! O Jamie Foxx, Eric Morlon (?), ou seja, um dos nomes artísticos mais nada a ver da história. O Sting se chama Gordon, o Freddy Mercory tem o bizarro nome de Farrokh Bulsara e o Elton John, pasmem, Reginald! Reginald Dwight.

De volta ao Brasil, o comunicador mór da TV Brasileira não é Silvio, nem Santos: Senor Abravanel. E a lora mór da TV brasileira também não é Xu, nem Xa, Maria da Graça. Bem, Xuxa é claro que é nome artístico, ? Mas tem uns nomes que eu jurava que eram inventados e não são! Se engana quem acha que o nome rimado do Gilberto Gil não é o dele mesmo. Aliás, o nome estiloso do Djavan também é de nascença e até o da cantora Rita Lee! O do Falcão, Marcelo Falcão, cantor do Rappa, também é verídico, assim como o do também Marcelo, Frejat. Nomes que de tão sonoros, parecem inventados.

Eu acho que vou inventar um nome pra mim, isso sim! Eu gosto de Jônatas, mas tô cansado de ver uns debilóides me chamando de Jonatan, Djonatá, Djonatan, Jonas, Jeferson (você não acreditaria se eu te dissesse quantas vezes já me chamaram de Jeferson). Vou mudar, que tal um Johnny Boy, João Natas ou Jonas Brother? Acho que rola. E tu, não vai mudar não? Tá dando mole...
.

13 comentários:

Anônimo disse...

outro dia fui numa loja pra fazer meu convite. Tava lá. Bem na cara do cara (é): CECÍLIA! e ele insistia em me chamar de priscila (?) e parece que repetia, só pra fazer meus ouvidos doerem... cada vez mais.

Camila disse...

Meu nome só é Camila em casa e pros mais íntimos. Para os desconhecidos e semi-conhecidos eu sou a Carol. Outra observação pertinente é que os nomes artísticos dos rappers são bizarramente (em homenagem ao dono do blog) aleatórios assim como os dos sertanejos brasileiros. Ja viu o nome do 50 cent?Eo do Eminem?

Telma disse...

Por enquanto não vou mudar não viu...meu nome não é muito comum, então vou ficando com ele mesmo rsrs !!!
Obrigada pela visita no meu blog, tbm gostei do seu.Vou te seguir.

Bjo

Anônimo disse...

Cara, eu já mudei. Todo mundo me chama de Vinícius Antunes, mas meu nome é Aurélio Ferreira de Sá, mas achei o Vinícius (em homenagem ao poeta, muito mais poético). E não é que pegou? Até meus pais me chamam assim.
Muito bom o texto, com destaque para: (importante frizar que o cara que tem cara de Xororó é o Chitãozinho e o que tem cara de Chitãozinho, é o Xororó).

2391371032 disse...

Eu queria uma nome artistico. Acho o meu tão sem graça. Os nomes dos meus filhos vão ser diferentes. 8 ou 80 essa merda. Por que se eles não gostarem vão ser daqueles que odeiam.

Eu ia colocar aquela partezida do Chitãozinho e Chororó, mas já colocaram acima, pois bem.

Ah, o negócio do Chaves. Que tem no teu perfil .-.
O que é Chaves?

E, cara, o teu blog também é massa. Só falta a divulgação. Mas é muito bom mesmo =D Não é aquela coisa pra ganhar comentários, sério. Gosto mesmo do toque de humor com que tu dá as notícias (?)

Vanessa M. disse...

Eu acho que o nome artistico tem como função marcar, fazer o artista ser lembrado. Então acho que vale caprichar nessas horas.


Ei, obrigada pelo elogio e visita no Essência. Tá de portas abertas...

Allyce Teixeira disse...

quem nunca tentou inventar um nome artistico pra si mesmo? hahaha mt obg pelos diversos elogios e eu adorei seu blog e já to seguindo.
parabens! voce passa pela peneira LDKSALÇKERÇLSA bjs

Telly ♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Dutra disse...

E aí Jônatas, tudo bom? Muito bacana seu espaço.
Adorei adorei esse texto, ri muito
é cada coisa né? iaehaueahei
beijos!

Érica Ferro disse...

HUAHUAHUAHUA

Gostei do João Natas.
Eu não mudo não, porque acho meu nome e sobrenome fantásticos. Erica Ferro é incrível. ;)

=*

angelic fruitcake disse...

tenho [sobre]nome artístico, sou bonita? hahaha

Emanoelle disse...

Até de Manoel já me chamaram, mas fazer o que? Percebi que querer que as pessoas digam meu nome certo é luxo... que elas escrevam, então... é o cúmulo da vaidade! Se vale um conselho, relaxe, qdo vc entende que estão falando com vc já está mto bom! haha.

Unknown disse...

Olá companheiros da internet por meio do you tube, twiteer, Orkut e outros meios virtuais, Sou o cantor, Sérgio Cara De Bebê e estou pedindo o apoio de todos na missão de minha vida que é cantar para as pessoas. Comecei cedo, parei por motivos diversos e depois voltei para ficar no coração dos brasileiros. Se tiver como você me ajudar, copiando um dos meus vídeos e expondo aos seus vídeos no Orkut e deixando uma mensagem de apoio, crítica, ou uma sugestão, ficarei muito grato desde já. E-MAIL sergiocaradebebe@gmail.com
http://www.youtube.com/watch?v=tkNpskRr_qk
http://youtu.be/tkNpskRr_qk

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting