terça-feira, 18 de maio de 2010

Deci(ten)são


Acho que eu tô ficando velho pra futebol sabia? Não digo pra jogar porque meu rendimento dentro das quatro linhas só aumenta, que nem a economia brasileira, to voando em campo, fino e com técnica refinada! Já ouviu falar no Maestro Júnior, camisa 6 do Flamengo da década de 80? Então, dizem que meu futebol lembra o dele. Eu discordo, sempre achei que meu futebol lembra mais o do Zico mesmo. Mas independente disso, sou goleador e tenho testemunhas!

Acho que estou ficando velho é pra assistir futebol. Esse ano já fui no Maracanã várias vezes ver meu time jogar. Entrei numa de ir em todos os jogos da Taça Libertadores, e fui mesmo em todos até agora. Isso é bom porque faz você se sentir um torcedor presente, participante de uma elite imaginária que terá mais mérito e mais motivos pra comemorar em caso de vitória do que aqueles que não compareceram no estádio pra torcer por time sabe? Mas por outro lado é ruim, porque ver os jogos pela TV tem se tornado uma missão difícil. Esse negócio de ver a bola rolar através de um caixote eletrônico não é fácil. Começo a me perguntar como consegui fazer isso por tanto tempo sem enfartar!

Eu não sei direito se é por isso mesmo (ou só), mas nunca foi tão tenso ver o Flamengo pela TV. De uns tempos pra cá tem sido pesado, às vezes acho que não vou aguentar! Nunca achei que me pegaria com esses comportamentos lunáticos de tremer, suar frio, perder o apetite, ficar mal-humorado, não pensar em outra coisa nos dias que antecedem os jogos, enfim, dar uma de maluco.

Pois é por aí mesmo. Teve um Flamengo e Corinthians há umas semanas atrás que o Flamengo não podia tomar gol senão seria desclassificado da competição. E aconteceu que aos 44 minutos do segundo tempo teve uma falta na meia-lua do Flamengo. Se a bola entrasse, já era. Eu não consegui ver. Levantei e me retirei, acredita? Lógico que na hora H eu espiei a TV de longe, mas só esse comportamento totalmente descontrolado já me assusta. Será que estou surtando? Será que estou sofrento de Flamenguite aguda?

Hoje é quinta-feira, dia 19 de Maio e amanhã dia 20 às 22:00H passará na TV o jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Nesse horário eu estarei de frente pra TV, sozinho, de celular desligado, net offline e telefone fora do gancho. Nada mais importa no mundo e se faltar luz eu pulo da varanda. A cada bola que entrar no gol, lágrimas vão rolar. Ou de alegria ou de tristeza.

Bem, tendo em vista as últimas experiências, vai ser importante uma alimentação leve durante o dia pra não ter problemas quando o stress chegar, uma neguinha gelada pra relaxar durante o jogo (pra entender melhor, leia o post "coquinha") e no caso de vitória, ligações pra honrosos rubro-negros (tenho uma lista de nobres amigos que tem em comum a dádiva de terem fechado com o certo) para felicitações. Caso não role o resultado esperado, um remedinho pra dormir é bem vindo, além de uma sexta-feira repleta de patadas à quaisquer gracêjos e ainda sim a certeza de que mesmo triste do coração e irritado com todo o universo, é muito bom torcer. É muito bom gritar gol.

Amanhã é dia de decisão. Amanhã é dia de tensão rapá!

6 comentários:

Priscilla Acioly disse...

JÔNATAS! Você tirou a cabeça do meu pensamento, digo... o pensamento da minha cabeça! Cara, impressionante mas de uns tempos pra cá, eu tenho sofrido do mesmo problema que você. Eu lembro bem que eu sempre fui 'fria' para ver futebol. Vi, no auge dos meus 10 anos, o Brasil campeão em 2002 e derrotado em 2006 e em amabas as situações eu consegui não enfartar ou ficar com sintômas díspares.
Pois é. Mas tem acontecido algo ultimamente, uma força externa (ou interna) que eu não consigo controlar. Eu não sei... é algo que começa sem que eu perceba e quando eu vejo já me pego cobrindo os olhos com uma falta perigosa perto da área (reagi da mesma forma que você naquela do cortinthias! rs).
Digo... logo eu! Logo eu que sempre gostei de 'sangue', 'adrenalina', jogos expressivos onde tudo pode acontecer a qualquer minuto! Eu não sei por que comecei a sofrer a síndrome-do-fecha-o-olho ou do meu-coração-vai-parar-de-bater. Mas eu sei que foi muito tenso quando eu vi aquele jogo do fla e do corinthias onde qualquer gol que acontecesse naquele finzinho de segundo tempo decidia quem ia e quem ficava.
Ah, outra coisa: eu também comecei a conversar com o jogo. Eu comecei a dar ordens para o juíz, murmurar com os comentaristas. Vez ou outra eu reclamo das substituições do técnico e fico reclamando dos impedimentos mal-feitos em alto e bom som. Uma vez eu até... xinguei um dos jogadores adversários.
Bem, eu não sei onde eu vou parar, mas... com esses comportamentos, só me resta a crer que eu estou virando tudo aquilo que eu sempre critiquei no sexo oposto. Que alguém me livre disso, o mais rápido possível... (rs)
Abraços pra você Jônatas, e pro seu blog que fica cada vez mais perto dos leitores com essas questões tão identificáveis.



obs: Eu tava lembrando aqui e pude perceber onde estava a 'grande virada' nisso tudo: Final do campeonato brasileiro.
Sim, foi exatamente lá naquela partida em que eu me pegava chorando (pela primeira vez) por causa de um gol - naquele caso, Ronaldo Angelin - e gritando estericamente. Naquele jogo eu senti várias coisas, era uma parada sinistra: eu no quarto, sozinha, em cima da cama... eu sei que eu rolei, pulei, me contorci e enfim. Depois daquela partida eu comecei a agir como se todo jofo do fla fosse decisão de brasileirão.

Anônimo disse...

as únicas vezes que chorei pelo meu time foram na época de libertadores, Flu e Boca: Chorei de alegria. Flu e LDU: chorei de... alegria! eu to na final e o Bruno saiu chorando nas quartas! HAHAHAHA! OK, n foi de alegria... E qnt a xingar jogadores, juízos, fazer reclamações com árbitros ou comentaristas (não sei de quem reclamo mais, se é dos jogadores ou dos comentaristas... que seeempre são flamenguistas, é claro) isso sempre fiz, e faço mais ainda quando estou sozinha... A tua doença, aguda ou não é "flamenguite..." isso sim é doença...

Leandro disse...

Eu também tô sofrendo um bocado...

Julio disse...

Vamos Flamengo vamos vamos vencer!!!

Vamos Flamengo vamos vamos ganhar!!!

Essa loucura que eu sinto por ti nunca acabará!!!!

Anônimo disse...

vai se desconectar do mundo só pra assistir o futibol hah boa! :D

Anônimo disse...

Passei aqui pra deixar um OI! hahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahhahahahahahahahahahahahaha. Uns chorarão, outros rirão.

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting