quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Novela


Fiquei 7 dias na casa de minha querida e peculiar vovó Wanda - que merece uma crônica só pra ela um dia desses, que não hoje. Mas lá em Araruama, no meu eterno ninho lúdico infantil fui forçado a fazer coisas que não costumo, ou por falta de opção ou de reflexão. Um desses costumes foi ver novela. Na TV da minha vó só passa Globo, simplesmente. No horário nobre então, nem se fala, “Viver a Vida” deita e rola.

Agora, pra assistir novela do Maneco não precisa nem gostar de novela né. Não gosto de novela nem entendo muito (talvez porque não goste né?), mas tenho a impressão de que Manoel Carlos é melhor que os outros. A bossa nova, o Rio de Janeiro, os personagens endinheirados e os vários draminhas familiares são de praxe e funcionam bem pra prender sua atenção. Mas vamo combinar, novela é um mundo paralelo que brinca de imitar a realidade, mas ao pé-da-letra é de uma inverossimilhança gritante! A novela tem uma coerência própria que é inegavelmente distante do que ela promete imitar, ou seja, a vida real.

Quando alguém tosse na novela, já era, acaba de assinar sua própria sentença de morte. Tossir numa novela significa claramente a proximidade do óbito. É batata! Tossir é “doença séria ainda não diagnosticada”. Uma menininha sentiu um enjôo? Grávida! Lógico! Ninguém enjoa a toa em novela rapá! Vomitou? Ta prenha!

As empregadas sempre serão negras, não há o que fazer quanto a isso. Há quem diga que seria hipocrisia colocar uma branca de doméstica já que na realidade elas são negras mesmo, mas po, vâmo combinar também, das 489 novelas que já tiveram nunca ter tido uma serviçal branquinha (não precisa ser loira não, só pra branquinha já ta bom!) é sacanagem. Às vezes são gordinhas engraçadas, às vezes velhas e sábias, às vezes bonitas e oferecidas ao patrão, sempre negras. Pelo menos agora já tem até protagonista de novela das nove, negra. Putz, demorou menos pro EUA ter um presidente negão.

Já reparou que o café da manhã de novela é sempre regadão? Pode ser no barraco do núcleo pobre da novela (aquele que toca samba baixinho no fundo, sabe?) que pode olhar lá: leite, café, pão, suco, fruta, queijo, geléia, caviar e lagosta. Do rico então nem se fala. Ah! E todo mundo anda calçado dentro de casa. Esse negócio de andar descalço em casa é coisa de maluco. Normal mesmo é calça jeans e tênis. E essas paradas rolam em todos os horários! Seja na de época nas 6, a novela boçal das 7 ou a dos grandes atores as 9, são regras universais da ficção novelesca!

Mas o que mais me impressiona em novela é o conceito de fidelidade. Boa parte da trama é em torno de romances né? E boa parte desses romances são entre pessoas casadas ou namoradas que trocam de parceiro freneticamente durante o desenrolar da trama. Os casais que começam na novela muito provavelmente não serão os que vão terminar.

Nós torcemos pra fulana ficar logo com o beltrano. Nem passa pela nossa cabeça, porém, que ela é casada com o outro sujeito lá. Na verdade, esse sujeito seria mais feliz se ficasse logo com a esposa do irmão. Qual o problema? Ela já ta traindo ele mesmo com o filho da amiga, né? Que beleza, e assim a audiência vai no céu!

O mais engraçado de tudo é que durante os meses da novela, os casais vão se desfazendo e se refazendo e os casamentos são todos furados. Verdadeiros redutos de infelicidades. Ou pro homem ou pra mulher ou pros filhos ou pra todos. Não existe família feliz em novela. Todos vão traindo. O costume é tão disseminado que vemos loucuras como um carinha nessa novela das 9 que trai a Leticia Spillar com a Olga! Caceta, quem vai trair a Leticia Spiller com aquela cara torta? Enfim... Mas o que acontece no final da novela? Isso mesmo, todos casam! E na igreja! E quem não casa na igreja (por falta de tempo nos últimos capítulos) se junta com alguém na festa de casamento mesmo de alguém que esteja se arranjando no final! Os personagens mais insignificantes, até eles se arrumam entre eles.

Todos os casamentos são infelizes ao longo da trama, mas os que rolam nos últimos dias da novela, ah, esses durarão eternamente! Que lindo! Agora chega de escrever que a Taís Araújo ta se engraçando com o gato do Thiago Lacerda e o micareteiro do marido dela já ta catando mais uma, dessa vez é a Antonelli... ô novelinha boa!

3 comentários:

Priscilla Acioly disse...

Novela é tudo igual. Não assisto a nenhuma, chamo os personagens pelo nome na vida real e, sinceramente, é algo que não me atrai. Mas existiram pouquíssimas novelas que me prenderam a atenção, a melhor de todas (merece até um post no meu blog): o cravo e a rosa. Amo demais os personagens... impecáveis atuações de Adriana Esteves e Eduardo Moscovis.

Anônimo disse...

"Caceta, quem vai trair a Leticia Spiller com aquela cara torta?" - A melhor frase do blog até agora.

Mas há de se confessar que algumas novelas, particularmente nos marcam. Eu era apaixonado pela Ruth e pela Raquel e na infância pensava em montar um harém só com gêmeas e chamar o Tonho da Lua pra ser o eunuco guardião, após devidamente enucozizado.

Acho que a crítica da novela não se dá pelo fato de ser repetitivo e sim por ser simplista no lugar de simples. Os conflitos são tolos e a inverissimilhança só se dá no plano que atende aos padrões mais preconceituosos da sociedade.

Rev. Marcelo Mateus† disse...

Jonatas,

Você é demais, parabéns! Gostei da forma como vc escreve, inteligente.
Pax et bonum!

PS.: novela, não assisto. Prefiro a minha, pois é feita de IRMÃOS CORAGEM, que nunca me deixaram em uma CAMA DE GATO, pois confiam em mim e não VALE TUDO pra vencer, pois o nosso BEM AMADO é Deus que nunca nos deixou DE QUINA PRA LUA. Fica com Ele, pois nEle existe LAÇOS DE FAMÍLIA que são eternos.


Rev. Marcelo Mateus†
Igreja Episcopal Carismática - Recife
rev.marcelomateus@gmail.com

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting