terça-feira, 3 de novembro de 2009

Universo Colorido

Faço músicas. Tenho uma composição que se chama "Aquarela" (não, não sou o Toquinho) que começa assim: "Já pensou se o céu fosse verde como as plantas e as matas fossem azuis da cor do céu...". Eu gostei desse verso. Quando mostrei pra um amigo, a primeira coisa que ele falou foi "Êta cara... não gostei não. Muito maluco pro meu gosto". O "não gostei não" tudo bem, amigos são esses que falam na lata logo o que acham, mas o "muito maluco pro meu gosto" me fez pensar, percebi um interessante desconforto na fala dele, quase um protecionismo das cores do planeta. Como se fosse uma falta de respeito com o céu e as matas mudar suas cores. Engraçado...

As cores estão presentes desde o nascimento na nossa percepção de mundo (talvez até antes, sei lá! Eu já ouvi várias vezes médicos falando que o bebê já escuta, sente, pensa e sei lá mais o que antes de nascer, eu acho essa parada maior viagem). E elas estão presentes em tudo! Soa meio idiota falar isso, deve ser porque é muito óbvio, mas não deixa de ser verdade e verdade nunca deveria ser idiota: o universo é colorido!

Por exemplo, dizem que os touros ficam irritados com o vermelho. Quando eu e meu irmão éramos crianças e a gente brigava, os olhos dele ficavam vermelhos de ódio. Ele tinha vontade de me fazer sangrar. Me atropelar feito um touro! Sangue... Irritado... Ódio... Touro... Vermelho! Poxa, legal como tudo faz sentido!

E o vermelho combinado com o amarelo que dá fome? Bob's, McDonald's, Habbib's e outras lanchonetes manipulam nossos neurônios e nos fazem pensar assim: "eu poderia comer uma parada dessas" mesmo que tenhamos acabado de bater maior pratão! Tenho um amigo daltônico e pode até ser coincidência, mas ele não é nem um pouco ligado em fast-food. Meio assustador isso.

Na América do Norte, dizer que se está azul "blue" quer dizer que se está meio triste, pra "baixo". Por aqui, amarelar é se acovardar. Verde é a cor da esperança e branca é a cor da pomba da paz, que beleza. Verde e laranja são sempre a cor do verão! Po, deve haver um motivo pro extraterrestre do inconsciente coletivo ser verde e o rosa ser uma cor feminina. Algum dia alguém ensinou isso! Mas desde quando?

É... Pensar nas cores dá muito mais pano pra manga do que se pensa. Tem muita coisa estranha no universo colorido! A problematização não tem fim: Pior que a seleção italiana ter um lindo uniforme azul sendo sua bandeira vermelha, branca e verde, só a Holanda a bandeira azul, branca e vermelha e camisa laranja! E como pode existir uma cor chamada "azul petróleo" se o petróleo é preto? E rosa choque? Choque? Fala sério! Pra mim o caminhão dos bombeiros tinha que ser azul, de vermelho já basta o fogo! Se eu tivesse em um prédio em chamas ficaria mais tranqüilo ao ver um caminhão azul chegando. Os vilões sempre vestem preto, lógico, afinal de contas, eles são maus, e quem é mau veste preto né? Por outro lado os heróis americanos são sempre da cor dos EUA! Capitão América tudo bem, mas Super-Homem, Homem-Aranha (aranha azul e vermelha!?) e até o Pica-Pau! Só o Batman que não, mas você sabe como é, o Batman tem um lado mau.

Enfim, as cores estão e são. Admito que o texto não passa de um devaneio, mas é até bom ser assim, porque esse blog não fugirá muito disso. Enfim, só um cego não vê como é complexa a análise das cores e seus significados. E vou parando por aqui porque já são quase 14h e estou ficando verde de fome!

3 comentários:

Julio disse...

Vc tem msm um amigo daltônico que num gosta de fast food???É sério?

Anônimo disse...

Como eu gosto de ler os textos dos meus amigos!

Vinícius

Priscilla Acioly disse...

A primeira vez que li esse seu texto estava no seu perfil do orkut... gostei tanto que não esqueci. To errada? rs

Postar um comentário

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting